Delegação empresarial do Texas aterrissará em Cuba para explorar negócios
Havana, 26 abr (EFE).- Uma delegação empresarial do estado americano do Texas chega neste domingo a Havana com o objetivo de explorar possibilidades de comércio com a ilha caribenha, após a aproximação iniciada pelos governos de Cuba e Estados Unidos nos últimos meses para restabelecer suas relações.
A missão texana inclui representantes de empresas agrícolas, companhias aéreas, petrolíferas, tecnológicas e de turismo, comentou Cynthia Thomas, presidente da empresa de consultoria Tri Dimension Strategies, com sede em Dallas, e líder da delegação, segundo uma nota publicada hoje no site oficial “Cubadebate”.
Esta é a primeira delegação do Texas que viaja à ilha desde que se anunciou a aproximação entre Cuba e EUA, em dezembro do ano passado.
Em 2008, uma delegação de 24 membros realizou uma missão de comércio agrícola de quatro dias à ilha, segundo uma reportagem do jornal “Dallas Morning News” citada pelo “Cubadebate”.
Naquela época o Texas vendia cerca de US$ 25 milhões anuais a Cuba em produtos agrícolas, amparados por uma isenção a alimentos e remédios do bloqueio comercial americano.
Nesta mesma semana esteve em Cuba o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que liderou a primeira delegação de um estado dos EUA a visitar a ilha desde o anúncio do restabelecimento de relações.
Junto a Cuomo viajou uma comitiva na qual estiveram representadas grandes empresas americanas, como a companhia aérea JetBlue e as gigantes MasterCard e Pfizer. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.