Dois diretores latino-americanos concorrem na Semana da Crítica de Cannes

  • Por Agencia EFE
  • 20/04/2015 12h33

Paris, 20 abr (EFE).- O diretor argentino Santiago Mitre e o colombiano César Augusto Acevedo concorrerão na 54ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, que será realizada de 14 a 22 de maio, anunciaram nesta segunda-feira os organizadores.

Mitre concorrerá nesta seção paralela com seu segundo filme, “Paulina”, uma co-produção com Brasil e França interpretada por Dolores Fonzi e Óscar Martínez, na qual a protagonista renuncia a sua promissora carreira como advogada para ser professora em uma região desfavorecida da Argentina.

Acevedo exibirá seu filme de estreia, “La tierra y la sombra”, co-produzido entre Colômbia, França, Holanda, Chile e Brasil e no qual aborda o drama de um velho camponês que pela doença de seu filho retorna ao lar que abandonou 17 anos antes.

Dos 1.100 filmes vistos pelos selecionadores, foram escolhidos 11, sete deles em competição.

Entre eles, além dos dois latino-americanos, estão a comédia negra palestina “Dégradé”, dos irmãos Arab e Tarzan Nasser; “Ni le ciel, ni la terre”, do francês Clément Cogitore; “Krisha”, do americano Trey Edward Shults, e o canadense “Sleeping Giant”, de Andrew Cividino.

O júri, presidido pela atriz e diretora israelense Ronit Elkabetz, também avaliará “Mediterrânea”, do ítalo-americano Jonas Carpignano, no qual o cineasta segue dois imigrantes africanos após sua chegada à Itália.

A Semana da Crítica será inaugurada pela produção francesa “Les Anarchistes”, de Elie Wajeman, e encerrada pela “La vie en grand”, de Mathieu Vadepied, enquanto em seção especial serão projetados “Les deux amis”, estreia do ator francês Louis Garrel, e “Coin Locker girl”, do sul-coreano Han Jun-hee.

Entre os dez curtas-metragens em competição, segundo anunciaram os organizadores, figura o brasileiro “Command Action”, de João Paulo Miranda, junto a obras da Suécia, França, Indonésia, Estados Unidos, Romênia e Itália.

A Semana da Crítica, criada em 1962 pelo Sindicato francês da Crítica de Cinema, apresenta a cada ano uma seleção de primeiras ou segundas obras de diretores para descobrir novos cineastas no marco do Festival de Cannes.

Graças a essa seção foram reconhecidos talentos como Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Wong Kar Wai, Arnaud Desplechin, Benoît Poelvoorde, Guillermo del Toro e Jacques Audiard. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.