Empresa espanhola lança livro no Brasil sobre reputação na era da internet
São Paulo, 29 abr (EFE).- A empresa espanhola de comunicação financeira e coorporativa Llorente y Cuenca lançou nesta terça-feira, na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em São Paulo, o livro “Reputação e Cidadania”, que analisa as transformações sociais, o empoderamento e a reputação na era da internet.
“Os países são diferentes entre si, mas em relação às questões fundamentais como reputação e cidadania, as ideias são semelhantes, por isso entender o que acontece na sociedade é vital para as empresas terem sucesso”, disse à Agência Efe o presidente da empresa, José Antonio Llorente.
Para o presidente, os cidadãos presentes na internet representam uma necessidade de mudança “nos sistemas democráticos”, o que exige mais atenção sobre as questões de privacidade e de reputação.
“O livro mostra que as empresas e a tecnologia têm usado para se renovar tudo o que tem a ver com reputação e com o mundo digital”, disse Llorente à Efe.
A publicação, que está sendo divulgada em diversos países, avalia e retrata tendências do mundo coorporativo e da comunicação estratégica como gestão de crises, fusão de empresas e redes sociais.
“Criar algo novo e manter valores, fechar uma porta para o passado e criar coisas novas é um desafio para gerar personalidade (empresarial)”, afirmou o presidente.
Além dos temas de comunicação coorporativa, o livro retrata a questão da reputação em países da América Latina e da Europa especialmente relacionados às manifestações populares contra governos, como aconteceu em junho de 2013 no Brasil.
Entre os conceitos abordados no título, está o de “cidadania vingativa”, uma postura da população europeia desencadeada pela crise.
“A cidadania vingativa acontece quando há, por exemplo, o desencanto dos europeus com o Estado – mesmo ponto de reivindicações dos brasileiros. A leitura (da realidade) dos países pode ser diferente, mas há o ponto comum de reivindicação pelos direitos da população”, destacou um dos autores do livro, Juan Carlos Gozzer.
O livro foi elaborado para um público especializado em comunicação coorporativa e empresarial e está disponível para download no site da Llorente y Cuenca.
O lançamento também acontece amanhã, no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Cervantes, às 10h. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.