Empresa espanhola lança livro no Brasil sobre reputação na era da internet

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2014 15h37
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São Paulo, 29 abr (EFE).- A empresa espanhola de comunicação financeira e coorporativa Llorente y Cuenca lançou nesta terça-feira, na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em São Paulo, o livro “Reputação e Cidadania”, que analisa as transformações sociais, o empoderamento e a reputação na era da internet.

“Os países são diferentes entre si, mas em relação às questões fundamentais como reputação e cidadania, as ideias são semelhantes, por isso entender o que acontece na sociedade é vital para as empresas terem sucesso”, disse à Agência Efe o presidente da empresa, José Antonio Llorente.

Para o presidente, os cidadãos presentes na internet representam uma necessidade de mudança “nos sistemas democráticos”, o que exige mais atenção sobre as questões de privacidade e de reputação.

“O livro mostra que as empresas e a tecnologia têm usado para se renovar tudo o que tem a ver com reputação e com o mundo digital”, disse Llorente à Efe.

A publicação, que está sendo divulgada em diversos países, avalia e retrata tendências do mundo coorporativo e da comunicação estratégica como gestão de crises, fusão de empresas e redes sociais.

“Criar algo novo e manter valores, fechar uma porta para o passado e criar coisas novas é um desafio para gerar personalidade (empresarial)”, afirmou o presidente.

Além dos temas de comunicação coorporativa, o livro retrata a questão da reputação em países da América Latina e da Europa especialmente relacionados às manifestações populares contra governos, como aconteceu em junho de 2013 no Brasil.

Entre os conceitos abordados no título, está o de “cidadania vingativa”, uma postura da população europeia desencadeada pela crise.

“A cidadania vingativa acontece quando há, por exemplo, o desencanto dos europeus com o Estado – mesmo ponto de reivindicações dos brasileiros. A leitura (da realidade) dos países pode ser diferente, mas há o ponto comum de reivindicação pelos direitos da população”, destacou um dos autores do livro, Juan Carlos Gozzer.

O livro foi elaborado para um público especializado em comunicação coorporativa e empresarial e está disponível para download no site da Llorente y Cuenca.

O lançamento também acontece amanhã, no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Cervantes, às 10h. EFE

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