EUA alertam companhias aéreas de possíveis ataques com explosivos em sapatos

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2014 07h42

Washington, 20 fev (EFE).- O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos pediu às companhias aéreas que reforcem suas medidas de segurança perante possíveis ataques de terroristas com explosivos escondidos nos sapatos nos voos internacionais com destino a este país, informou a emissora “NBC”.

O aumento da vigilância neste sentido passaria por usar detectores de explosivos para examinar os sapatos dos passageiros, assim como aumentar os mecanismos frequentadores de segurança, indicaram fontes oficiais à emissora.

O Departamento de Segurança Nacional confirmou na quarta-feira o alerta em um breve comunicado e o situou na informação que compartilha “regularmente” tanto em nível nacional como internacional sobre possíveis ameaças para garantir a segurança pública.

Fontes oficiais explicaram à “NBC” que este recente alerta não está relacionado com os Jogos Olímpicos de Inverno que estão sendo realizados na cidade russa de Sochi, e sobre os quais há ameaças terroristas.

As mesmas fontes disseram que o alerta não se refere de maneira específica a uma determinada companhia aérea, país ou momento.

Este tipo de ataque, com explosivos escondidos nos sapatos, foi o que tentou realizar o terrorista Richard Reid em 2001, quando tentou explodir um voo da American Airlines entre Paris e Miami. EFE