EUA continuam com ataques aéreos sobre posições de EI no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 16h23
  • BlueSky

Washington, 6 set (EFE).- As Forças Armadas dos Estados Unidos lançaram neste sábado dois ataques aéreos contra as posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, perto da cidade de Erbil, a capital do Curdistão.

Segundo o Comando Central americano, os ataques efetuados com caças e aviões não tripulados destruíram quatro veículos Humvee, um veículo armado, e um caminhão carregado com metralhadoras.

Com isso, os EUA já realizaram 133 bombardeios em território iraquiano dentro da operação iniciada no dia 8 de agosto contra o Estado Islâmico (EI) nesse país.

Washington continuou com os ataques apesar da execução recente do jornalista americano Steven Sotloff pelos extremistas do EI. Sotloff foi decapitado em uma gravação de vídeo divulgada esta semana pelos terroristas como consequência da ofensiva americana contra suas posições.

Os Estados Unidos estão tentando construir uma aliança internacional para lutar contra os extremistas, que deu seus primeiros passos esta semana na cúpula da Otan realizada no País de Gales.

O Iraque é cenário de um conflito armado, com caráter étnico e sectário, desde junho passado, quando insurgentes sunitas liderados por esse grupo jihadista lançaram uma ofensiva na metade norte do país.

O EI efetuou rápidas conquistas e no final daquele mês declarou um califado islâmico nos territórios da Síria e do Iraque sob seu controle, o que acentuou as tensões na região. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.