EUA negam que estejam coordenando ações com o Irã contra o Estado Islâmico
Washington, 2 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos negou nesta terça-feira que esteja coordenando ações com o Irã para combater o grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque.
“Não mudou nada sobre nossa política de não coordenar ações militares com o Irã”, disse o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.
Kirby foi perguntado em entrevista coletiva sobre as informações que aviões iranianos teriam supostamente realizado ataques nos últimos dias contra os militantes do EI no leste do Iraque.
“Não temos nenhuma indicação que esses relatórios não sejam verdadeiros”, disse o porta-voz, que se recusou a dizer explicitamente se o Pentágono tem conhecimento de que essas ações tenham acontecido.
Quanto a se o Pentágono considera a atividade militar iraniana no Iraque como algo positivo, Kirby opinou que a mensagem ao Irã, assim como aos outros países vizinhos, é que “não queremos nada que alimente ainda mais as tensões sectárias no país”.
A porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf, disse, por sua vez, que não está em posição de confirmar esses relatórios e insistiu que os Estados Unidos “não estão coordenando nenhuma atividade militar com o Irã”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.