Ex-vice-presidente de Suprema Corte da China é expulso do PCCh por corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 07h21
  • BlueSky

Pequim, 29 set (EFE).- O Partido Comunista da China (PCCh) anunciou nesta terça-feira a expulsão do ex-vice-presidente do Supremo Tribunal Popular o país, Xi Xiaoming, dois meses depois que foi iniciada uma investigação contra o juiz por suspeitas de corrupção.

A expulsão do partido governante, anunciada pela Comissão Central de Inspeção e Disciplina, o órgão anticorrupção do PCCh, agora põe o caso nas mãos da Justiça do país, após a investigação interna.

Xi, de 61 anos e número 2 do Supremo chinês entre 2004 e julho deste ano, é suspeito de aceitar propina e, desde o início das investigações, recebeu “medidas coercitivas”, assinalaram as autoridades, mas não esclareceram se estas incluem prisão preventiva – o nível mais alto – ou apenas o comparecimento à Justiça.

O magistrado é a enésima vítima da campanha anticorrupção empreendida pelo regime comunista desde a ascensão de Xi Jinping à cúpula do partido e ao comando do governo, no início de 2013.

Esta campanha envolveu vários integrantes do partido, alguns que ocupavam cargos do alto escalão de empresas estatais e também das Forças Armadas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.