Exército da Nigéria afirma ter libertado 5 cidades do Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 02/02/2015 18h30

Lagos, 2 fev (EFE).- O exército nigeriano assegurou nesta segunda-feira ter libertado cinco cidades no nordeste do grupo terrorista Boko Haram, um dia após ter evitado a conquista de Maiduguri, cidade-chave nas aspirações dos jihadistas de controlar o norte da Nigéria.

O porta-voz do exército, Chris Olukolade, explicou em comunicado que as cidades arrebatadas do grupo islamita são Bama, Ngom, Alou, Delwa e Mafa, todas no estado de Borno, em uma operação conjunta com as forças do Chade, Níger e Camarões posicionadas na região.

“Confiscamos armas e munição, incluindo dois veículos blindados e duas peças de artilharia, assim como 17 veículos”, detalhou Olukolade, que acrescentou que “vários terroristas morreram” durante o enfrentamento.

No final de semana passado, o exército do Chade, apoiado por aviões de combate nigerianos, conseguiu libertar com sucesso várias cidades que estavam em posse do grupo radical há meses.

Os esforços coordenados de Nigéria, Camarões e Chade conseguiram que a coalizão regional volte a tomar a ofensiva na luta contra o grupo islamita, que agora está obrigado a combater em várias frentes ao mesmo tempo.

Estes primeiros ataques conjuntos coincidem com a crescente pressão da União Africana para que os países da bacia do lago Chade (Nigéria, Camarões, Chade e Níger) mais Benin estabeleçam uma força regional de 7.500 soldados para lutar contra o Boko Haram.

Perante a realização no próximo dia 14 de fevereiro de eleições presidenciais na Nigéria, os jihadistas intensificaram sua campanha de terror no nordeste do país.

O último deles ocorreu hoje, quando uma explosão causou pelo menos duas mortes no estacionamento de um estádio da cidade de Gombe, no nordeste, pouco depois que o presidente Goodluck Jonathan deixasse o local após participar de um comício eleitoral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.