Exército iraquiano começa ofensiva para recuperar o controle de Tikrit
Bagdá, 10 mar (EFE).- As tropas iraquianas iniciaram nesta terça-feira suas operações para recuperar o controle da cidade de Tikrit e expulsar dela o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
Esta cidade, sob o jugo dos extremistas desde junho do ano passado, é o principal alvo da ofensiva lançada pelas autoridades iraquianas no início do mês no norte da estratégica província de Saladino, cuja capital é Tikrit.
As forças regulares, apoiadas por milícias xiitas e combatentes tribais, começaram esta campanha contra Tikrit após libertar ontem a cidade vizinha de Alalam, após intensos combates com os jihadistas.
Além de Alalam, situada 15 quilômetros ao leste de Tikrit, o exército retomou também ontem o controle dos povoados de Albuhiazaa, Al Debsa e Ao Ali.
As forças iraquianas embarcaram no início de março em uma ofensiva militar de grande envergadura que partiu de cinco eixos diferentes com o objetivo de expulsar o EI do norte de Saladino e recuperar Tikrit.
O controle desta província é fundamental para estreitar o cerco aos jihadistas em Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e principal reduto dos radicais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.