Exército sírio recupera controle dos arredores de Aleppo

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2014 10h45

Damasco, 13 jan (EFE).- O exército sírio recuperou nesta segunda-feira o controle das regiões de Al Naqarin, Al Zarzur, Talet al Taneh e Al Michbel, nos arredores de Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, informaram veículos de imprensa oficiais.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias “Sana”, informou que as Forças Armadas ficaram com o controle dessas regiões após “eliminar” os últimos remanescentes “terroristas”, como o regime denomina seus opositores.

A fonte acrescentou que os soldados desativaram artefatos explosivos e minas, que os supostos terroristas haviam colocado nesses lugares.

No último fim de semana, o exército começou a avançar em Al Naqarin, após a retirada dos combatentes do Frente al Nusra, vinculado à Al Qaeda, que estavam nessa cidade.

No interior de Aleppo, pelo menos cinco homens armados morreram hoje e outros foram feridos por soldados do governo no centro velho da cidade, acrescentou a fonte militar.

O exército também matou dez supostos terroristas em Al Dababiye, nos arredores de Aleppo.

Os progressos das autoridades acontecem depois de dois dias mais de 40 supostos “terroristas” morreram em uma operação das forças do regime de Bashar al Assad na cidade de Retian, na mesma província, segundo a “Sana”.

Aleppo foi alvo de uma grande ofensiva dos insurgentes no final de julho de 2012 e de outras operações importantes posteriores, o que permitiu aos grupos opositores dominarem grandes áreas, embora não tenham ficado com o controle total da população.

Desde o dia 3, esse centro urbano e as cidades próximas são palco de confrontos entre o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vinculado à Al Qaeda, e rebeldes de facções islamitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.