Explosão em fábrica de produtos químicos deixa 5 mortos na China

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 01h39
  • BlueSky

Pequim, 2 set (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram em uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na província de Shandong, no leste da China, informaram nesta quarta-feira as autoridades locais.

A explosão, que aconteceu na segunda-feira por volta de 11h22 (horário local, 0h22 de Brasília) na fábrica Shandong Binyuan, no condado de Lijin dessa província, não foi revelada até hoje pela agência oficial “Xinhua”.

A causa da explosão ainda está sendo investigada, segundo a agência, que acrescenta que a fábrica foi fundada em março de 2014 na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Binhai, em Lijin.

Esse incidente mortal acontece após as duas grandes explosões que ocorreram em 12 de agosto em um terminal de contêineres de produtos químicos do porto de Tianjin (norte), deixando até o momento 159 mortos e 14 desaparecidos.

Após o ocorrido em Tianjin, o governo chinês ordenou uma inspeção nacional sobre as companhias que produzem ou administram produtos químicos tóxicos e inflamáveis, no meio de fortes críticas pelas reveladas irregularidades cometidas pela companhia proprietária do terminal, em conivência com as autoridades locais.

Segundo dados oficiais, entre 2010 e 2012 o número de mortos em incidentes industriais alcançou uma média de 200 por dia, 70.000 por ano, situação que China tentou frear no início do ano passado aprovando uma série de reformas ainda incipientes na legislação de segurança do trabalho. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.