Explosões no centro da Nigéria deixam pelo menos 20 mortos
Lagos, 11 dez (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em duas explosões simultâneas em uma estação de ônibus da cidade de Jos, capital do estado de Plateau, no centro da Nigéria, segundo confirmaram à Agência fontes dos serviços de emergência presentes no local.
Ainda não se conhece a causa da explosão, ocorrida às 18h30 locais (15h30 de Brasília), mas as primeiras hipóteses da polícia apontam para o grupo jihadista Boko Haram, muito ativo nas últimas semanas.
O atentado acontece menos de 24 horas depois que três mulheres, terroristas suicidas, explodiram as bombas que levavam presas ao corpo em um movimentado mercado de Kano, onde mataram pelo menos seis pessoas.
Nesta mesma tarde a polícia deteve uma menina de 13 anos em Kano, no norte do país, que levava um cinto de explosivos e entrou em um hospital da região, segundo informou a imprensa local.
O grupo jihadista, que mantém sequestradas mais de 200 meninas desde o último mês de abril, assassinou 12.000 pessoas nos últimos cinco anos, três mil delas apenas em 2014, segundo as autoridades nigerianas.
No último mês de outubro, o governo da Nigéria anunciou que tinha chegado a um acordo de paz com Boko Haram, em um pacto que incluía a libertação das menores capturadas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.