Família britânica de 12 membros pode ter se juntado ao EI
Londres, 16 jun (EFE).- As autoridades britânicas tentam localizar 12 membros de uma família, entre eles crianças de entre três e 15 anos, que se acredita que viajaram para a Turquia com a intenção de atravessar para a Síria e se unir ao Estado Islâmico (EI), informou nesta terça-feira a imprensa local.
Trata-se de três irmãs da cidade de Bradford (no norte da Inglaterra), que viajaram com seus nove filhos para a Arábia Saudita no dia 28 de maio, mas ainda não retornaram ao Reino Unido, apesar de terem previsto voltar no último dia 11.
O advogado da família, Balaal Khan, disse que a principal inquietação é que as irmãs tenham viajado para a Síria.
“A família está extremamente preocupada com o paradeiro destas pessoas desaparecidas e seu bem-estar”, acrescentou Khan.
As três irmãs foram identificadas pela imprensa como Sugra, Zohra e Khadija Dawood, mães entre elas de nove crianças, dos quais o menor tem três anos, que tinham feito viagem a Medina, mas aparentemente de lá voaram para Istambul.
O advogado assinalou que as investigações indicam que dez membros do grupo voaram a Istambul no dia 9 de junho, embora aparentemente dois integrantes da família não teriam embarcado.
“A Polícia de West Yorkshire (norte da Inglaterra) está investigando este caso e se entrou em contato com as autoridades turcas. No entanto, neste momento não há progressos. A família destas pessoas desaparecidas está extremamente preocupada”, acrescentou o advogado.
Os familiares entraram em contato com as forças da ordem depois que as três irmãs não retornaram ao Reino Unido.
As autoridades britânicas manifestaram sua preocupação com o aumento de jovens que viajam à Turquia para atravessar depois para a Síria com a intenção de se somar à luta do EI. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.