Foguete decola para colocar em órbita novos satélites de telecomunicações

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2014 20h24

Kuru (a Guiana Francesa), 22 mar (EFE).- O foguete europeu Ariane 5 decolou neste sábado desde o centro da Agência Espacial Europeia (ESA) em Kuru, na Guiana Francesa, para colocar em órbita dois satélites, entre eles um do operador espanhol Hispasat.

A decolagem do foguete foi programada após vários atrasos para ontem, data na qual não pôde partir pelas más condições meteorológicas. Por fim, o foguete partiu finalmente hoje às 22h05 GMT (19h05 em Brasília).

O lançamento original ia ser no dia 6 de novembro, mas teve que ser adiado para realizar “verificações complementares” que permitissem assegurar a confiabilidade do aparelho no espaço.

Além do satélite de telecomunicações Amazonas 4A da Hispasat também foi colocado em órbita o Astra 5B, do operador SES, companhia com sede em Luxemburgo.

O Amazonas 4A, o 11° satélite que o grupo Hispasat põe em órbita e o oitavo lançado pela companhia francesa Arianespace, tem uma massa de lançamento de cerca de três toneladas, com 23 metros de envergadura e 4,7 metros de altura.

O Amazonas 4A ampliará, desde a posição orbital de 61 graus Oeste, a oferta de serviços audiovisuais em toda américa do sul, desde Venezuela e Colômbia até Argentina e Chile.

Construído pela companhia americana “Orbital Sciences Corporation” (ORB), baseada em Dulles (estado da Virgínia), tem uma vida útil de pelo menos 15 anos.

“Este satélite melhorará muito a distribuição do sinal e a cobertura do próximo Mundial de futebol no Brasil e dos Jogos Olímpicos (do Rio de Janeiro) dois anos depois”, explicou o diretor das missões dos satélites de Hispasat, Antonio Abade.

O Amazonas 4A aumentará, além disso, a provisão da internet de alta velocidade no continente sul-americano, acrescentou o gerente espanhol em declarações à Agência Efe em Kuru.

A Hispasat, líder na distribuição de conteúdos em espanhol e português, que atualmente ocupa três posições orbitais, deve lançar outros três satélites nos próximos dois anos.

Seus satélites distribuem serviço a cinco milhões de lares na América Latina, a um milhão em Portugal e a 200 mil na Espanha.

Por outra lado, o Astra 5B aumentará a capacidade e o alcance geográfico do operador SES, e cobrirá grande parte da Europa Oriental, incluindo a Rússia, em uma posição 31,5 graus leste.

Trata-se do satélite número 56 que o SES coloca em órbita e o 39° que sobe ao espaço com o foguete europeu, manuseado pela Arianespace. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.