Jovem Pan
Publicidade

Forças curdas tomam base do EI perto de Al Raqqah, na Síria

Beirute, 23 jun (EFE).- As forças curdas tomaram na noite de segunda-feira o controle da antiga base da brigada 93 do Exército do regime sírio, que estava dominada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), na província de Al Raqqah, no norte da Síria, informou nesta terça-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Publicidade
Publicidade

O quartel fica a sudoeste da cidade de Ain Aisa, onde milícias das Unidades de Proteção do Povo Curdo conseguiram entrar após a conquista da base.

Essa cidade se encontra na primeira linha de defesa da cidade de Al Raqqah, principal reduto do EI na Síria e cerca de 50 quilômetros ao sul.

Nos combates, os efetivos curdos contam com apoio de rebeldes de outras facções e dos aviões da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Os ataques aéreos da aliança internacional causaram a morte de pelo menos 26 integrantes do EI em Ain Aisa, cujos corpos chegaram ontem à noite à cidade de Al Raqqah.

Nas últimas semanas, as Unidades de Proteção do Povo Curdo avançaram na província, que está totalmente controlada pelo EI, e capturaram dos extremistas o domínio de várias localidades, entre elas Tel Abiad, na fronteira com a Turquia e por onde passava uma das principais vias de abastecimento dos radicais.

O EI proclamou há quase um ano um califado nas áreas que domina em território iraquiano e sírio. EFE

Publicidade
Publicidade