França confirma que negociações nucleares com Irã vão até amanhã
Viena, 9 jul (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, confirmou nesta quinta-feira em Viena que as negociações nucleares com o Irã continuarão pelo menos até amanhã.
“Decidi ficar (em Viena) esta noite e amanhã de manhã. Espero que possamos superar os últimos metros que nos falta percorrer. Ainda há trabalho a fazer”, disse o político.
Fabius assegurou que “isto é como uma maratona e os últimos 100 metros são os mais difíceis” e acrescentou que, “uma vez que se alcance a meta”, se saberá quanto falta ainda para conseguir um acordo.
“É preciso respeitar a firmeza construtiva (frente ao Irã). Repito que ainda há coisas difíceis para regular”, indicou o ministro francês à imprensa.
A reta final das negociações nucleares com o Irã, no máximo nível político, entraram hoje em seu 13º dia consecutivo, com duas prorrogações em busca de chegar a um acordo.
O prazo vence amanhã à meia-noite, e o Irã e o G5+1 querem chegar a um tratado durável que ponha fim a 13 anos de disputa atômica com a República Islâmica.
O principal empecilho para um entendimento é a definição do formato de suspensão das sanções internacionais contra o Irã e as inspeções da ONU que o país deve aceitar para verificar um eventual acordo.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.