Furacão Marty se aproxima lentamente do litoral mexicano do Pacífico

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 06h43

Cidade do México, 28 set (EFE).- O furacão Marty, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, está se aproximando lentamente do litoral dos estados de Guerrero, Michoacán e Colima, no oeste do México, e segue na direção leste-nordeste, informou nesta segunda-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país.

O SMN relatou esta noite que Marty se encontrava a 120 quilômetros de Zihuatanejo, em Guerrero, e a 225 quilômetros de Acapulco, nesse mesmo estado, às 22h15 locais (0h15 de terça-feira no horário de Brasília).

A entidade emitiu um alerta de precaução pelos possíveis efeitos dos ventos desde a cidade de Técpan de Galena, em Guerrero, até Lázaro Cárdenas, em Michoacán.

Além disso, as autoridades da Defesa Civil de Guerrero suspenderam nesta segunda-feira as aulas em Acapulco e na região de Costa Grande.

O ciclone se desloca rumo ao leste-nordeste com uma velocidade de 6 km/h, enquanto desenvolve ventos constantes de 120 km/h e rajadas de até 150.

Sua circulação está gerando fortes nuvens que podem trazer chuvas intensas e ressacas marítimas em Guerrero, Michoacán, Oaxaca, Jalisco e Colima.

De acordo com a previsão, Marty deve perder força amanhã e se transformar em tempestade tropical.

O SMN prevê a formação de 19 ciclones na temporada de 2015, que se iniciou em maio, na Bacia do Pacífico. Até agora, já se formaram 13 tempestades, mas ainda faltam dois meses para o fim da temporada. EFE