Gebrselassie desempenhará papel de “coelho” na maratona de Londres

  • Por Agencia EFE
  • 17/02/2014 13h42

Madri, 17 fev (EFE).- O etíope Haile Gebrselassie, considerado o melhor fundista de todos os tempos, desempenhará o papel de “coelho”, aos 41 anos, no dia 13 de abril na maratona de Londres, tarefa que considera “uma grande honra”.

Bicampeão olímpico e tetracampeão mundial nos 10 mil metros, tendo batido duas vezes o recorde mundial nos 42,195 quilômetros, Gebrselassie contribuirá desempenhando o papel de “coelho” em uma corrida na qual estreará o britânico Mo Farah, atual campeão olímpico e mundial nos 5 mil e 10 mil metros.

“Fico feliz em anunciar que vou ditar o ritmo da maratona de Londres. Que grande honra desempenhar esse papel”, escreveu o atleta etíope no Twitter.

Seu trabalho na corrida de 13 de abril consistirá em ditar o ritmo do grupo de favoritos até o quilômetro 30 para tentar ajudar alguém a quebrar o recorde mundial. No grupo estará o queniano Wilson Kipsang, que estabeleceu o recorde mundial vigente (2h03min23) em 29 de setembro, em Berlim.

Também participarão da corrida de Londres o etíope Tsegaye Kebede, ganhador da corrida de 2013, o campeão olímpico, o ugandense Stephen Kiprotich, e o possuidor do recorde da prova londrina, o queniano Emmanuel Mutai.

Gebrselassie correu três vezes a maratona de Londres, mas nunca passou do terceiro lugar, apesar de em outras cidades ter chegado a bater duas vezes o recorde do mundo. EFE