Gonzalo ganha força e apresenta ventos de 140 km/h

  • Por Agencia EFE
  • 14/10/2014 03h34

Miami, 13 set (EFE).- O furacão Gonzalo ganhou força na noite desta segunda-feira (data local) e já apresenta ventos de 140 km/h enquanto avança pelo nordeste das Ilhas Virgens e pelo leste de Porto Rico.

Segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o furacão está localizado a 65 quilômetros ao noroeste de Enguia e a 170 quilômetros de Saint Thomas.

Gonzalo, sexto furacão da temporada no Atlântico, se movimenta a uma velocidade de 19 km/h. Se manter sua trajetória, passará nesta noite pelo nordeste das Ilhas Virgens, atingindo o norte de Porto Rico na terça-feira, mas longe da terra.

A vigilância para furacão foi retirada em Porto Rico, Cobra e Vieques. O governo de Saint-Martin substituiu o aviso de furacão pelo de tempestade tropical. No entanto, foram emitidos alertas para furacão em Saint Thomas e Saint John nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos.

Segundo o NHC, com sede em Miami, espera-se que o furacão passe pelo norte de Porto Rico sem riscos, mudando de direção para o centro do oceano Atlântico na quarta-feira.

O furacão, que apresenta ventos de até 140 km/h, ganhará força nas próximas horas e na quarta-feira pode chegar a se transformar até em um ciclone de força maior, embora passe longe da terra.

Das sete tempestades tropicais formadas no Atlântico até agora, seis se converteram em furacões. EFE