Governo começará a liberar verba do orçamento até então retida a deputados

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2014 12h16

O Governo resolveu liberar dinheiro do orçamento para acalmar deputados do Congresso. “Essa fórmula de liberar dinheiro para deputados e senadores nunca falha”, diz Fernando Rodrigues.

Todo ano, deputados federais indicam obras em suas localidades de origem a partir do orçamento federal. A receita é usada para a construção de pequenas pontes, ginásios de esportes, postos de saúde, e até para patrocinar pequenas festas locais. Enfim, mostrar aos moradores que o congressista tem algum poder e influência.

Até agora, em 2014, a verba que havia sido liberado é pouquíssimo. Até semana passada, o PMDB inteiro havia recebido cerca de R$ 5 milhões a seus deputados e senadores. O valor total de emendas ao orçamento é de cerca de R$ 10 bilhões, ou seja, não foi liberado quase nada a ninguém.

E, “nesse quase nada”, o PMDB ainda está muito mal, em sétimo lugar no ranking de partidos, sendo que é o principal aliado do Governo. Nas próximas semanas, o dinheiro começa a ser liberado e a expectativa é de que o mau humor dos deputados insatisfeitos arrefeça. “É muito importante registrar que essa é uma forma rasteiríssima de de fazer política”, opina Fernando Rodrigues.

Confira a fala toda no áudio acima.