Governo da Espanha e oposição socialista assinam acordo contra terrorismo

  • Por Agencia EFE
  • 02/02/2015 17h48
  • BlueSky

Madri, 2 fev (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, e o líder do partido Socialista (PSOE) – a maior força da oposição -, Pedro Sánchez, assinaram nesta segunda-feira um acordo contra o terrorismo jihadista que inclui a “prisão permanente revisável”.

Trata-se do “Acordo para garantir a unidade em defesa das liberdades e na luta contra o terrorismo”, que ambas as partes assinaram em ato solene e que se baseia em um projeto de lei que chegará ao Congresso dos Deputados na terça-feira para ser discutido entre os parlamentares.

O acordo inclui a chamada “prisão permanente revisável”, à qual o PSOE tinha se mostrado contra. Sánchez prometeu modificá-la quando tiver a maioria parlamentar necessária.

A medida é uma “mensagem nítida” aos radicais e disponibiliza à Espanha as “melhores ferramentas jurídicas e operacionais” para defender as liberdades da “maior ameaça de nossos dias”, declarou Rajoy sobre o acordo em entrevista coletiva junto ao líder socialista.

“O que nasce hoje é uma renovada determinação de manter a unidade sem reservas dos democratas contra o terrorismo”, disse Rajoy, que afirmou que o governo e o PSOE abrem juntos o acordo ao resto das forças políticas, para que se somem a ele.

O líder do PSOE ressaltou a “imprescindível unidade” que deve existir entre as forças políticas na luta contra o terrorismo.

Assim como Rajoy, Sánchez convidou o restante dos grupos parlamentares a se unir ao acordo ao incluir “compromissos” que, segundo disse, “todos podem compartilhar”.

O acordo modifica o código penal em matéria de crimes de terrorismo, incluindo mudanças nas penas.

Este é um dos acordos mais importantes contra o terrorismo firmado pelos dois maiores partidos da Espanha nos últimos 27 anos. O primeiro foi feito em 1987, após um sangrento atentado em um supermercado de Barcelona perpetrado pelo ETA. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.