Gripe aviária reaparece na Coreia do Sul após governo anunciar erradicação

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2014 03h54

Seul, 26 set (EFE).- A Coreia do Sul confirmou nesta sexta-feira o retorno da gripe aviária ao país com um novo caso, apenas três semanas depois de o governo declarar a erradicação do último surto desta doença.

As autoridades confirmaram o novo caso em uma fazenda de patos na cidade de Yeongam, no extremo sudoeste do país, 330 quilômetros ao sul de Seul, segundo detalhou o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais.

O ministério indicou que se trata de uma cepa altamente patógena da gripe aviária, que poderia ter relação direta com os outros casos detectados no país nos primeiros meses do ano.

Em todo caso, foi aberta uma investigação para determinar as causas exatas do novo caso na fazenda de Yeongnam, que conta com 11 mil patos, e espera-se que em breve se determinem as novas medidas a tomar.

Todos os patos da fazenda afetada foram sacrificados, e o número total de animais mortos por causa da gripe aviária de janeiro até hoje já supera os 14 milhões.

No último dia 3 de setembro o governo declarou a erradicação da gripe aviária no país e anunciou a suspensão das restrições impostas desde que em 16 de janeiro foi detectado o primeiro caso deste ano.

Mesmo assim, se mantiveram parte das medidas de quarentena para prevenir novos surtos desta doença que causou perdas de vários bilhões de dólares, segundo os cálculos do governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.