Guatemalam declara alerta por chicungunha perante chegada de salvadorenhos

  • Por Agencia EFE
  • 08/08/2014 16h43

Guatemala, 8 ago (EFE).- O governo da Guatemala declarou um alerta laranja institucional a partir desta sexta-feira para prevenir o ingresso do chicungunha pela esperada visita de milhares de turistas procedentes de El Salvador, onde desde o fim de maio foram registrados pelo menos 2.345 casos dessa doença.

O porta-voz do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social (Mspas), Gustavo Barillas, explicou à Agência Efe que o alerta estará vigente desde hoje até 29 de agosto.

Na Guatemala não foi detectado, por enquanto, nenhum caso dessa doença, que é transmitida por picada de mosquito e tem sintomas similares aos da dengue.

“A Guatemala tem o vetor que produz a doença (Aedes Aegypti), mas não há nenhum caso”, sustentou.

Barillas disse que nos centros turísticos que os salvadorenhos visitarão, já que desfrutam de vários dias de feriado escolar, serão instalados quiosques a fim de detectar possíveis sintomas nos visitantes e evitar que a doença se propague na Guatemala.

O funcionário lembrou que desde maio existe um alerta preventivo em todo o território guatemalteco a fim de evitar que o chicungunha ingresse no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.