Guatemaltecos saem às ruas para comemorar renúncia de vice-presidente

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Cidade da Guatemala, 8 mai (EFE).- Centenas de guatemaltecos comemoraram nesta sexta-feira a renúncia da vice-presidente do país, Roxana Baldetti, envolvida em um caso de corrupção e cuja saída tinha sido exigida em manifestações populares e também pela cúpula empresarial.

Com fogos e gritos, cerca de 500 pessoas se reuniram de forma improvisada no Palácio Nacional da Cultura, uma dependência do governo na capital da Guatemala, segundo constatou a Agência Efe.

Precisamente nesse edifício um grupo de pessoas completou nesta sexta-feira uma semana de protesto na qual permaneceram acorrentadas em exigência da renúncia de Baldetti e que comemoraram junto com a multidão.

Os manifestantes chegaram ao local pouco depois que o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, anunciou a renúncia de Baldetti em entrevista coletiva realizada na Casa Presidencial, situada a poucos metros do Palácio Nacional da Cultura.

Baldetti renunciou quase três semanas depois de seu agora ex-secretário particular, Juan Carlos Monzón Rojas, ter sido acusado de liderar uma rede contrabando e defraudação aduaneira que operava dentro do escritório arrecadador de impostos. EFE

jcm/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.