Hamilton vence em Silverstone e cola na liderança do Mundial; Massa abandona

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 12h56

Redação Central, 6 jul (EFE).- O piloto Lewis Hamilton fez a festa da torcida inglesa ao vencer neste domingo o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, no circuito de Silverstone, em prova marcada por um acidente envolvendo o brasileiro Felipe Massa e o finlandês Kimi Raikkonen logo na primeira volta e que provocou uma paralisação de quase uma hora por bandeira vermelha.

Com a vitória, Hamilton chegou a 161 pontos no Mundial de Pilotos e encostou no líder Nico Rosberg, seu companheiro na Mercedes, que tem 165. O alemão, que havia largado na pole position, abandonou a corrida com problemas no câmbio, na 29ª volta.

Em segundo lugar chegou o companheiro de Massa na Williams, o finlandês Valteri Bottas, que havia largado em 14º, mas fez bela prova e conseguiu assim seu segundo pódio consecutivo (ficou em terceiro na Áustria).

O australiano Daniel Ricciardo foi o terceiro colocado, duas posições à frente de seu colega na Red Bull, o alemão Sebastian Vettel. Entre eles chegou Jenson Button, da McLaren, que fez sua primeira prova na Inglaterra desde que seu pai e grande incentivador, John Button, figurinha fácil nos paddocks da F-1, faleceu.

Felipe Massa, que fazia sua corrida de número 200 na Fórmula 1, não teve o que comemorar. Além de ter largado em 15º, ele teve um problema no câmbio na largada e caiu para último. Para piorar, quando conseguiu se aproximar de um pelotão, sofreu uma forte batida de Kimi Raikkonen. O finlandês saiu da pista na entrada da reta oposta e, ao tentar voltar ao traçado, perdeu o controle de sua Ferrari e atingiu o brasileiro, que arrastou seu carro para os boxes, mas teve que abandonar.

A Ferrari fez boa corrida apenas com Fernando Alonso, que largou em 16º e chegou na sexta posição. Completaram os dez primeiros lugares o dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren), o alemão Nico Hulkenberg (Force India), o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso) e o francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso).

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Alemanha, no dia 20 de julho, no circuito de Hockenheim.

None

Confira a classificação do GP da Inglaterra de Fórmula 1:.

None

.1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 2h26m52s094.

.2. Valtteri Bottas (FIN/Williams) a 30s135.

.3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) a 46s495.

.4. Jenson Button (ING/McLaren) a 47s390.

.5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) a 53s864.

.6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 59s946.

.7. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) a 1m02s563.

.8. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) a 1m28s692.

.9. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) a 1m29s340.

10. Jean-Eric Vergne (FRAToro Rosso) a 1 volta.

11. Sergio Pérez (MEX/Force India) a 1 volta.

12. Romain Grosjean (FRA/Lotus) a 1 volta.

13. Adrian Sutil (ALE/Sauber) a 1 volta.

14. Jules Bianchi (FRA/Marussia) a 1 volta.

15. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) a 2 voltas.

16. Max Chilton (ING/Marussia) a 2 voltas.

17. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) a 3 voltas.

Abandonaram.

.Nico Rosberg (ALE/Mercedes).

.Marcus Ericsson (SUE/Caterham).

.Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber).

.Felipe Massa (BRA/Williams).

.Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari). EFE