Irã diz que diferenças técnicas nucleares debatidas na Suíça foram resolvidas

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 12h11
  • BlueSky

Teerã, 7 mar (EFE).- O presidente do Órgão de Energia Atômica do Irã (Oeai), Ali Akbar Salehi, anunciou neste sábado que as duas recentes rodadas de negociações realizadas em Genebra e Montreux (Suíça) permitiram eliminar a estagnação técnica na negociação nuclear envolvendo seu país.

Segundo a agência de notícias estatal iraniana “Irna”, Salehi explicou que havia “pontos mortos” nas negociações, mas ele tinha instruções para desbloqueá-las com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz.

“Felizmente, nestas duas reuniões, as negociações foram muito frutíferas”, declarou o presidente do Oeai.

Salehi explicou que não pode revelar os detalhes do que foi debatido, mas afirmou que alguns dos temas foram “o enriquecimento do reator de pesquisa de Arak, pesquisa e desenvolvimento e a usina de Fordo (instalação nuclear subterrânea perto da cidade santa de Qom)”.

“Conseguimos eliminar as preocupações e inquietações com nossa proposta técnica”, esclareceu Salehi, que garantiu ter defendido “o interesse nacional” do povo iraniano.

O Grupo 5+1, com a coordenação da União Europeia, mantém negociações há mais de um ano sobre o conteúdo e o alcance do programa nuclear do Irã.

O prazo para a obtenção de um acordo termina no final de junho, mas ambas as partes aceitam que, para que ele seja cumprido, é preciso selar as bases prévias antes de abril. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.