Irã e grandes potências trabalham “intensamente” no texto do acordo nuclear
Viena, 17 jun (EFE).- As grandes potências e o Irã estão trabalhando de forma “intensa” nos detalhes de um acordo sobre o programa nuclear iraniano, um documento que deve estar pronto até 20 de julho, disse nesta terça-feira uma fonte oficial.
“O plenário se concentrou em detalhes do texto para um acordo completo”, disse à imprensa em Viena Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que coordena o trabalho das grandes potências.
Embora essa quinta rodada de contatos já tenha começado ontem com um encontro entre Estados Unidos, União Europeia e Irã, foi hoje que aconteceu a primeira sessão plenária.
Nela, participaram os iranianos e o chamado Grupo 5+1, composto por Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) mais a Alemanha.
A partir de agora, explicou Mann, vão acontecer encontros técnicos para estudar o discutido na reunião principal.
“O trabalho continua intensamente”, explicou o porta-voz, quem assegurou que as duas partes estão negociando de forma “realista” e são conscientes que “esta fase será muito intensa”.
Mann recusou comentar se se começou já a redigir uma minuta de acordo, embora tenha insistido que a reunião plenária de hoje se concentrou em “elementos de um acordo”.
O porta-voz de Ashton não quis especular sobre se as negociações se prorrogariam caso não se conclua um acordo para a data prevista de 20 de julho.
“Veremos o que acontece quando acontecer”, replicou Mann, que disse que o objetivo é tentar chegar a um acordo o mais rápido possível e salvar as diferenças entre as partes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.