Irã nega ter chegado a acordo nuclear com o grupo 5+1

  • Por Agencia EFE
  • 03/01/2015 11h49
  • BlueSky

Teerã, 3 jan (EFE).- O Irã negou ter chegado a um acordo nuclear nas negociações com as grandes potências, segundo indicou neste sábado a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Marzie Afjam, em reação à informação publicada em alguns meios de comunicação internacionais.

A porta-voz iraniana disse que essas informações têm “fins políticos” cujo objetivo é a “destruição do ambiente das negociações e complicar mais o processo”, segundo a agência oficial iraniana de notícias “Irna”.

Ontem, alguns meios de comunicação estrangeiros publicaram uma notícia na qual informavam que o Irã e o Grupo 5+1 alcançaram pela primeira vez, na última rodada de negociações de dezembro, um documento com as potenciais áreas do acordo.

Um dos aspectos em que ambas as partes diferem é o ritmo do levantamento das sanções, pois enquanto que o Irã quer que seja feita de forma imediata, a comunidade internacional insiste em fazer gradualmente.

O Grupo 5+1 (China, Rússia, EUA, França e Reino Unido mais Alemanha) e o Irã têm como data limite dia 1 julho para conseguir um pacto final que ponha fim a mais de uma década de enfrentamentos e sanções internacionais contra o Irã.

A próxima rodada de diálogo será realizada no dia 15 de janeiro, em Genebra, em nível de vice-ministros. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.