Jovem britânico admite ter estimulado ataque terrorista na Austrália

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2015 16h20

Londres, 23 jul (EFE).- Um adolescente britânico de 15 anos admitiu nesta quinta-feira que tentou planejar um atentado terrorista durante um desfile militar realizado no último mês de abril em Melbourne (Austrália).

O adolescente, cujo nome não foi revelado, se declarou culpado e reconheceu que tentou convencer Sevdet Besim, de 18 anos, de cometer um atentado durante o Dia Anzac, celebrado na Austrália e na Nova Zelândia em 25 de abril e que lembra o primeiro desembarque de suas forças militares em Galipoli.

O acusado, que apoia o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), da mesma forma que Besim, prestou depoimento no tribunal penal de Old Bailey, em Londres, através de videoconferência da Corte da Coroa de Manchester

As autoridades do Reino Unido detiveram o jovem, que tinha 14 anos quando ocorreram os fatos, em 2 de abril na cidade de Blackburn (norte da Inglaterra), depois que a polícia britânica interceptou milhares de mensagens de telefone celular com Besim, residente na Austrália.

Em uma das mensagens, o adolescente escreveu a Besim que “provasse sua primeira decapitação” e este lhe respondeu que era algo que lhe parecia “arriscado”.

O juiz Saunders pediu hoje relatórios do jovem para averiguar se “tinha sido doutrinado”.

“Quero avaliar como e por que ocorreu isto e daí que medidas podemos tomar para reverter o processo”, declarou o magistrado. “Tratar com alguém tão jovem é algo extremamente complicado e vou precisar de muita ajuda”, acrescentou.

O adolescente se encontra detido em um centro para jovens delinquentes e será julgado no próximo dia 3 de setembro em Manchester. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.