Lagarde adverte sobre volatilidade do mercado financeiro e efeito contágio

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 10h21

Bangcoc, 2 set (EFE).- Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), advertiu nesta quarta-feira sobre a volatilidade dos mercados financeiros e do efeito contágio, durante uma conferência econômica em Jacarta.

“O que foi demonstrado nas últimas semanas é como a Ásia se encontra no núcleo da economia global e como perturbações de um só mercado asiático podem se estender ao resto”, apontou.

A chefe do FMI mostrou sua preocupação pelas fortes quedas registradas nas bolsas de todo o mundo como resposta ao desabamento, em 24 de agosto, do principal índice da bolsa da China, o pregão de Xangai.

Em uma data já conhecida como “segunda-feira negra”, esse pregão caiu mais de 8% e arrasou o mercado mundial.

Largarde também disse como a decisão do gigante asiático de desvalorizar sua moeda afetou os mercados emergentes.

A representante do FMI, que hoje conclui sua visita de dois dias à Indonésia, pediu a “autoridades e supervisores que permaneçam em constante vigilância”.

O Fundo Monetário Internacional afirmou ontem que o crescimento da economia mundial para 2015 será mais frágil do que o previsto pela “transição” da economia chinesa, o lento crescimento do Japão e os altos taxas de juros dos Estados Unidos, entre outros fatores. EFE

nc/ff