Malachowski conquista primeiro ouro da Polônia no lançamento de disco

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 13h39

Pequim, 29 ago (EFE).- O polonês Piotr Malachowski, de 32 anos, se consagrou campeão mundial do lançamento de disco neste sábado com uma marca de 67,40 metros, a quarta melhor do ano, o que deu o primeiro ouro na modalidade à Polônia, tradicional potência nos lançamentos.

Vice-campeão em Moscou, em 2013, Malachowski evitou surpresas e começou a liderar a final já no primeiro lançamento, com uma marca de 65,09 metros, que melhorou na segunda tentativa com os 67,40 metros, distância insuperável para o restante dos concorrentes.

A surpresa ficou por conta do belga Philip Milanov, que com apenas 24 anos conquistou a prata após conseguir um lançamento de 66,90, recorde nacional belga, na terceira tentativa.

O também polonês Robert Urbanek, no quinto e penúltimo lançamento, garantiu o terceiro lugar do pódio com uma marca de 65,18 metros.

A grande decepção foi protagonizada pelo estoniano Gerd Kanter, que tentava ser medalhista pelo sexto Mundial consecutivo, mas acabou na quarta posição, com uma melhor marca de 64,82 metros, feita no primeiro lançamento.

Kanter, autor do terceiro melhor lançamento de todos os tempos, competia aos 36 anos o que pode ter sido seu último Mundial, com a esperança de acrescentar uma medalha à sua coleção (um ouro, duas pratas e dois bronzes desde 2005).

A grande ausência da competição foi o atual campeão olímpico, europeu e ouro nos Mundiais de Moscou em 2013, o alemão Robert Harting, quem está lesionado há quase um ano após romper os ligamentos do joelho. EFE