Menina desaparecida há 17 dias em parque natural é encontrada na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 21h45
  • BlueSky

Bogotá, 13 jul (EFE).- A menina colombiana Jessica Patricia Arias, de sete anos, que desapareceu há 17 dias quando percorria com seus pais o Parque Natural Tayrona, no caribenho departamento de Magdalena, foi encontrada nesta segunda-feira por um morador da região e entregue à polícia da Colômbia.

A Defensoria Pública regional comunicou que a menor foi achada em uma zona rural chamada El Calabazo, nas imediações do parque natural, com “um grau de desnutrição e desidratação moderados” e pequenas lacerações nos pés.

“Nós acreditamos que entre onde se perdeu até onde foi achada são três dias de caminhada”, comentou à Agência Efe o defensor público em Magdalena, Albeis Fuentes.

O homem que encontrou Jessica a entregou a uma patrulha da polícia que a conduziu primeiro a uma base antinarcóticos dessa instituição de onde depois foi transferida ao Hospital Universitário Fernando Troconis de Santa Marta, a capital regional.

A menina “está muito lúcida, está comendo e bebendo água e reconheceu seus pais”, relatou Fuentes, que acrescentou que Jessica se encontra bem “em termos gerais”.

O Parque Tayrona está situado em frente ao mar do Caribe e é uma das principais reservas naturais do país, muito visitada por turistas nacionais e estrangeiros durante todo o ano.

A menor desapareceu no último dia 27 de junho enquanto recolhia cocos com seus pais e dois de seus irmãos em uma área de floresta tropical e úmida conhecida como Palmarito.

A menina se atrasou durante a caminhada com sua família e, após três horas de busca incessante, seus pais decidiram comunicar às autoridades, segundo a versão familiar.

Durante duas semanas, os organismos de emergências ativaram sem sucesso diferentes protocolos de busca durante as 24 horas do dia para encontrar Jessica.

A polícia está investigando agora os motivos de seu desaparecimento, sem que ainda haja maiores detalhes das circunstâncias nas quais aconteceu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.