México confirma lançamento do satélite a partir de base no Cazaquistão

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2015 15h03
  • BlueSky

Cidade do México, 15 mai (EFE).- O satélite mexicano Centenario será lançado a partir da Base de Baikonur, Cazaquistão, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) do país.

O lançamento está programado para 0h47 de sábado (horário local, 2h40 em Brasília) e será visto em tempo real pelo titular da SCT, Gerardo Ruiz Esparza, no centro de controle satelital de Hermosillo, capital do estado de Sonora, detalhou.

O lançamento do satélite poderá ser visto pelo público no portal de internet “sct.gob.mx” e nos aplicativos gratuitos disponíveis para os telefones celulares, disse a Secretaria de Comunicações em comunicado.

A empresa fabricante garantiu o ótimo funcionamento do satélite, que permaneceu em um ambiente controlado e seguro nas instalações da base de Baikonur.

O lançamento do Centenario estava previsto para o dia 29 de abril, mas foi adiado a pedido da Boeing Satellite Systems International, que detectou uma falha em um satélite de características similares.

O satélite estará em pleno funcionamento dez meses após ser lançado a uma órbita de 36 mil quilômetros e 113 graus de longitude oeste sobre o equador.

O Centenário tem uma vida útil de 15 anos e faz parte do programa de satélites mexicanos (Mexsat), integrado pelo satélite de comunicação fixa Bicentenario e o de comunicação móvel Morelos III. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.