Milhares de pessoas chegam a Times Square ansiosas para celebrar o Ano Novo

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2014 15h59

Nova York, 31 dez (EFE).- A famosa praça Times Square de Nova York reúne nesta terça-feira milhares de pessoas ansiosas para festejar a chegada do Ano Novo, apesar do clima frio, com temperaturas abaixo de zero.

Usando óculos de plástico com o número 2014, chapéus coloridos e todo tipo de apetrechos festivos, os mais animados começam a dar mostras dos primeiros festejos que acontecerão até a descida da tradicional bola de cristal durante os últimos segundos do ano.

Calcula-se que mais de 1 milhão de pessoas comparecerão ao centro de Manhattan até a meia-noite desta terça-feira para ver o globo de cristal descer do mastro situado no ponto mais alto do edifício número 1 da Times Square.

Este ano, os festejos de fim de ano terão apresentações ao vivo de Miley Cyrus, Macklemore & Ryan Lewis, Blondie, Icona Pop, Jencarlos Canela, El Dasa e Rodney Atkins.

As comemorações começaram às 18h locais (21h de Brasília) com uma apresentação chinesa de Kung Fu e uma colorida dança, além da atuação da cantora Melissa Etheridge, que interpreta o famoso tema de John Lennon “Imagine” e sua nova música, “Uprising of Love”.

Quanto à famosa bola, a esfera multicolorida de 3,6 metros de diâmetro, coberta com 2.688 triângulos de cristal e peso aproximado de seis toneladas, será sustentada por um mastro de 39,5 metros, o que faz com que ela seja elevada a até quase de 145 metros acima do nível da rua.

A esfera possui lâmpadas de LED que produzem mais de 16 milhões de cores vibrantes, semelhante ao efeito de um caleidoscópio. A descida do globo poderá ser vista ao vivo pela televisão, internet e por um aplicativo especial para telefone celular.

Neste ano, a juíza do Tribunal Superior, Sonia Sotomayor, de origem porto-riquenha e nascida no Bronx, será a encarregada de ativar o botão que proporcionará a descida da grande esfera nos últimos segundos do ano.

Apesar do clima invernal, com temperaturas abaixo de zero, cerca de 1 milhão de pessoas se reunirão por algumas horas entre as ruas 23 e 59 e entre a Sétima e Oitava avenidas para festejar com música, papel picado e exibições pirotécnicas, o início do Ano Novo.

As ruas 38 e 49 serão utilizadas pelas pessoas para chegarem a Times Square, conforme explicou à Agência Efe um policial da cidade de Nova York.

As medidas de segurança são muito rígidas e a polícia nova-iorquina mobilizou grupos especiais antiterroristas e contra artefatos químicos, biológicos e radioativos.

As 16 entradas da Times Square são fiscalizadas pela polícia como uso de detectores de metal e de radioatividade. Além disso, vários helicópteros e 500 câmeras monitoram a área, apesar das medidas de segurança se estenderem por toda a cidade.

Bebidas alcoólicas e grandes bolsas ou mochilas não são permitidas no recinto. Caso alguém resolva deixar o local antes da meia-noite, não poderá retornar, acrescentou a polícia.

O trânsito foi interrompido de manhã e as autoridades recomendam que as pessoas utilizem o transporte público para chegar a Times Square. Apesar de não estar previsto o fechamento de nenhuma estação, as pessoas foram aconselhadas a saírem nas estações próximas da praça para evitar aglomerações.

O atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, não participará da celebração de Ano Novo pela primeira vez desde o início de seu mandato na Prefeitura em 2002, já que festejará este dia com seus parentes e amigos.

Por outro lado, o prefeito recém-eleito da cidade, Bill de Blasio, fará o juramento do cargo em uma cerimônia privada em sua casa, que acontecerá justamente no primeiro minuto do Ano Novo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.