Miriam Belchior é nomeada presidente da Caixa Econômica Federal

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 00h30

Brasília, 10 fev (EFE).- A ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi nomeada nesta terça-feira como presidente da Caixa Econômica Federal, o segundo maior banco público do país e a principal instituição em créditos de hipoteca imobiliária, que pretende abrir seu capital no mercado de ações.

Em comunicado, a presidente Dilma Rousseff oficializou a nomeação de Miriam no lugar de Jorge Herda, que esteve à frente do banco nos últimos quatro anos e permanecerá durante o processo de transição até 23 de fevereiro, quando a nova titular tomará posse do cargo.

Dilma agradeceu a gestão de Herda e deu as boas-vindas a Miriam, que foi assessora especial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigiu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2010, Miriam assumiu o Ministério do Planejamento, nos últimos meses de governo Lula e seguiu na pasta até o fim do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em 2014.

Miriam Belchior tem 57 anos e é engenheira de alimentos, com mestrado em administração pública e governamental. Foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e foi casada por dez anos com o ex-prefeito Celso Daniel, de Santo André, no ABC paulista, assassinado em 2002. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.