Negociações nucleares com o Irã continuarão amanhã
Viena, 19 jun (EFE).- O quarto dia de negociações nucleares entre o Irã e o grupo de seis grandes potências terminou nesta quinta-feira sem resultado e as conversas continuarão amanhã, informaram em Viena fontes diplomáticas americanas.
As partes estão reunidas desde a segunda-feira na capital austríaca, onde tentam avançar na elaboração de um acordo definitivo que ponha fim a uma década de disputa em torno do polêmico programa nuclear iraniano.
As conversas se encontram em pleno processo de formular uma primeira minuta para um possível acordo final, que deve ser fechado até 20 de julho, tal como está previsto em um acordo interino assinado no ano passado em Genebra.
No centro das deliberações segue o enriquecimento de urânio, um material que tem uso duplo, civil e militar.
Enquanto a comunidade internacional quer desmantelar ou limitar ao máximo esse programa, os iranianos exigem mantê-lo, já que o consideram um direito irrenunciável segundo os tratados internacionais de não-proliferação que assinou.
O Ocidente teme que o Irã queira adquirir materiais e conhecimentos nucleares militares sob o guarda-chuva de um suposto programa civil.
Teerã rejeita estas alegações e diz que só tem intenções pacíficas como a geração de energia elétrica e aplicações médicas, como, por exemplo, para lutar contra o câncer.
No entanto, em mais de uma década investigações, os inspetores nucleares da ONU não conseguiram dar garantias sobre a natureza pacífica das atividades atômicas iranianas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.