Novo caso de gripe aviária é detectado em fazenda de galinhas nos EUA
Washington, 20 abr (EFE).- O departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira da detecção de um novo caso de gripe aviária no estado de Iowa em uma fazenda de galinhas chocadeiras, depois que na semana passada 27.000 perus tiveram que ser sacrificados nesse mesmo estado ao contrair o vírus.
A fazenda infectada se encontra no condado de Osceola, ao noroeste de Iowa, e tem a capacidade para 5,3 milhões de galinhas chocadeiras, que serão sacrificadas para evitar o contágio a outras fazendas.
O surto detectado corresponde ao vírus H5N2, o mesmo que na semana passada foi detectado em uma fazenda de perus no condado de Buena Vista, e os cientistas acreditam que este está se estendendo por meio das defecações das aves migratórias ao longo do rio Mississipi.
Iowa é o principal produtor de ovos dos EUA, com uma indústria que movimenta no estado cerca de US$ 2 bilhões, e que produz um de cada cinco ovos consumidos no país.
Desde o início do ano, 12 estados detectaram casos de gripe aviária em algumas de suas fazendas: Iowa, Arkansas, Idaho, Kansas, Minnesota, Montana, Missouri, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Oregon, Wisconsin e Washington. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.