OMS e PAM unem forças para erradicar o ebola da África Ocidental

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 13h10
  • BlueSky

Genebra, 11 mar (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Mundial de Alimentos (PAM), braço logístico da ONU para operações humanitárias, se uniram nesta quarta-feira em uma nova parceria estratégica a fim de erradicar a epidemia de ebola em África Ocidental.

Ambas instituições já colaboram no terreno de forma ativa na luta contra o vírus do ebola, que até o momento infectou 24.282 pessoas, das quais 9.976 morreram.

Mas, a partir de agora, a parceria não será mais uma relação pontual, mas uma estratégia de trabalho, pela qual o PAM oferecerá toda sua experiência logística, e seu pessoal e material para que os especialistas da OMS possam exercer seu trabalho.

“Depende de como funcione esta parceria, esta plataforma conjunta será mantida no futuro para aplicar a mesma gestão em outras emergências de saúde de amplo alcance que possam surgir no futuro”, disse hoje em entrevista coletiva Bruce Aylward, coordenador geral da OMS para a luta contra o ebola.

Por enquanto, as duas agências das Nações Unidas colaborarão em 60 distritos prioritários nos três países mais afetados pela epidemia: Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Atualmente, cerca de 700 empregados da OMS estão trabalhando no terreno nesses três países e o PAM está também presente para garantir que esses trabalhadores da área da saúde têm tudo o que necessitam (material informático, telefones, conexão a internet, remédios e trajes de proteção) para exercer seu trabalho.

Além disso, o PAM é responsável tanto da mudança de passageiros de um país a outro, como do transporte por estrada de material e empregados para lugares isolados onde são necessários.

Esta nova parceria responde à chamada feita pelo Conselho Executivo da OMS em sua sessão extraordinária sobre o ebola, na qual pediu que a agência reforce sua capacidade de responder no terreno a emergências de saúde. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.