Papa nomeia dois novos bispos em São Paulo e na Bahia
Roma, 29 jan (EFE).- O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Edmilson Amador Caetano e o Reverendo Estevam Santos Silva Filho como bispo da Diocese de Guarulhos (São Paulo) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador (Bahia), respectivamente, conforme informou hoje o escritório de imprensa do Vaticano.
Dom Caetano nasceu na cidade de São Paulo em 20 de abril de 1960 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1985. Estudou Filosofia no Mosteiro São Bento em São Paulo e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo e no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Formou-se em Liturgia no Pontifício Ateneu São Anselmo em Roma.
É membro da Congregação de São Bernardo da Ordem Cisterciense, e foi nomeado sacerdote em 12 de dezembro de 1985. Em 9 de janeiro de 2008 foi nomeado bispo de Barretos e em 28 de março do mesmo ano recebeu a ordenação episcopal.
Já Dom Silva Filho, até agora pároco da Paróquia Nossa Senhora de Candeias, nasceu em 10 de abril de 1968 em Vitória da Conquista, na Bahia, e recebeu a ordenação sacerdotal em 9 de junho de 1995.
Estudou no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte. Especializou-se em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana em Bogotá, na Colômbia.
Durante sua carreira no Ministério Sacerdotal assumiu as funções de pároco em várias paróquias da arquidiocese de Vitória da Conquista, e foi diretor espiritual de três Seminários do estado.
Dom Silva Filho também exerce funções arquidiocesanas, entre elas é assessor eclesiástico da Pastoral Arquidiocesana de Comunicação e do Setor Juvenil, desde 2011. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.