Para Merkel, acordo nuclear com Irã é grande sucesso diplomático
Berlim, 14 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, qualificou nesta terça-feira de “grande sucesso” o acordo sobre o programa nuclear iraniano e pediu a todas as partes que cumpram o prometido para superar “um dos conflitos internacionais mais complexos”.
Merkel afirmou em comunicado que, com o compromisso alcançado em Viena, se chegou “muito mais perto do objetivo de o Irã não contar com um programa militar de armas atômicas, graças a uma transparência compreensiva e a um sistema sem precedentes de controles internacionais”.
Agora, acrescentou, é necessário que “todas as partes contribuam para uma rápida implementação” do pacto, já que é uma “oportunidade realista de superar um dos conflitos internacionais mais complexos pela via diplomática”.
“Queremos tornar impossível que o Irã possua armas atômicas. Isto seria um ganho essencial para o estado da segurança no conjunto da região e além”, argumentou a chanceler.
O Irã e o G5+1, formado por Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha, fecharam hoje um acordo que impede o país persa de fabricar armas nucleares durante um longo período e permite a supervisão internacional de suas centrais atômicas, assim como uma grande redução de suas centrífugas e de seu urânio enriquecido.
Em troca, as sanções internacionais que estrangulam a economia do Irã serão suspensas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.