Parlamento iraniano indicará “supervisores” para negociadores nucleares
Teerã, 1 jan (EFE).- O Parlamento iraniano indicará dois supervisores para a equipe que negocia o pacto nuclear com seis potências que representam a comunidade internacional, informou nesta quarta-feira um deputado à agência local “Fars”.
“Levando em conta os resultados no primeiro nível do acordo de Genebra, se decidiu que serão acrescentados dois membros à equipe negociadora” para supervisioná-la, explicou o deputado Mohammed Esmail Kowsari, membro da comissão parlamentar de Segurança Nacional e Política Externa.
O motivo para esta decisão reside em que os resultados das negociações não foram de todo favoráveis para o Irã como deveriam, argumentou.
A equipe negociadora, liderada pelo ministro das Relações Exteriores Mohamad Yavad Zarif, coordenará suas atividades com a nova equipe em decisões relativas ao nível de enriquecimento de urânio e outras questões do pacto final, disse Kowsari.
A decisão foi divulgada dias depois que 201 parlamentares (cerca de dois terços da câmara) propuseram a aprovação de uma norma que obrigue o Governo do moderado Hassan Rohani a aumentar o nível de urânio enriquecido para 60% (dos atuais 20) no caso de fracassarem as negociações sobre a questão nuclear. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.