Pelo menos 800 famílias sem-teto ocupam área particular em São Paulo

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2014 20h51
  • BlueSky

São Paulo, 21 jun (EFE).- Pelo menos 800 famílias sem-teto ocuparam neste sábado um terreno particular no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, informaram os organizadores do acampamento.

A ocupação começou na madrugada de hoje e até o momento foram montados 600 barracos de lona e bambu, segundo os cálculos do Movimento dos Trabalhadores sem-teto (MTST).

O MTST denunciou em seu site que o terreno está localizado em uma das regiões de São Paulo “onde a especulação imobiliária se expande como uma epidemia, tendo efeitos perversos como o aumento desenfreado e abusivo dos aluguéis”.

“Isto leva à expulsão de famílias inteiras para outros bairros com menos estrutura”, alertou o movimento, que alertou que a “desigualdade no bairro é explícita”.

Mais de 1.500 famílias ocuparam em maio um terreno privado a cerca de quatro quilômetros do estádio Arena Corinthians.

Guilherme Boulos, um dos coordenadores nacionais do MTST, disse à agência Efe que os sem-teto permanecerão nos acampamentos até o governo estadual oferecer soluções de habitação digna.

Nos últimos meses o MTST organizou diversas manifestações na capital paulista que reuniram milhares de pessoas, mas dias antes do início da Copa o movimento anunciou protestos “menos intensos” depois de o governo aceitar algumas reivindicações.

Os sem-teto, no entanto, ameaçaram com mais mobilizações, como a protagonizada na sexta-feira por três mil integrantes que saíram às ruas de São Paulo para pedir a aprovação definitiva do Plano Diretor Municipal, que estabelece os parâmetros para o crescimento da cidade nos próximos anos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.