Peru cancela participação no Rali Dacar 2016 por fenômeno do El Niño
Lima, 24 ago (EFE).- O Peru cancelou nesta segunda-feira a participação do país na Dacar Series 2015 e no Rali Dacar 2016 devido aos efeitos que o fenômeno do El Niño pode causar em território peruano, conforme informou o Ministério de Comércio Exterior e Turismo.
Um comunicado oficial do governo explica que o anúncio da participação do Peru no evento “foi feito quando o prognóstico do fenômeno ainda não tinha alcançado as condições atuais, assim como comunicou recentemente o Comitê Multissetorial do Estudo Nacional do Fenômeno do El Niño (ENFEN).
“Esta decisão obedece à necessária prioridade para atenuar os efeitos sobre a população”, acrescentou o comunicado do ministério peruano.
O fenômeno do El Nino costuma provocar chuvas intensas no litoral devido ao aquecimento incomum do mar e secas nas regiões de serra.
O Peru havia sido escolhido pela Amaury Sport Organisation (ASSO) para ser palco do Rali Dacar 2016 no dia 3 de janeiro, assim como da Dacar Séries 2015, que seria realizada no deserto da região Ica, entre os dias 11 e 13 de setembro.
O último relatório do ENFEN, em julho, indicou que o estado de alerta continua mantido em relação ao fenômeno do El Niño porque são observadas “condições consistentes com um evento de magnitude forte”.
“É provável que o El Niño Costeiro se estenda até o verão (dezembro a março) sem descartar que apresente uma magnitude forte ou extraordinária. No fim de agosto será feita uma estimativa da probabilidade de impacto do El Niño Costeiro para o verão”, disse o relatório oficial em julho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.