Pirelli e Lotus testam novos pneus de 18 polegadas em Silverstone

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 15h15

Redação Central, 10 jul (EFE).- A Pirelli e a Lotus testaram nesta quinta-feira no circuito de Silverstone, na Inglaterra, pneus protótipo de 18 polegadas, que é uma proposta do fabricante para a disputa do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O piloto francês Charles Pic completou 14 voltas com o equipamento, a bordo modelo atual da escuderia, mas adaptado para contar com a novidade.

Os tempos de volta não foram divulgados, por se tratar de um pneu conceitual, ou seja, desenvolvido inicialmente para ser apresentado esteticamente. A princípio, não foi avaliado o rendimento do carro com a novidade.

Segundo a Pirelli, a reação quanto ao novo design foi positiva, como afirmou o responsável da parte esportiva da empresa, Paul Hembery.

“Os pneus ficaram espetaculares na Lotus e a reação se estendeu a todos. Estes são apenas um protótipo, mas se as equipes decidissem prosseguir nesta linha, temos a capacidade de desenvolvê-los e ter pronta uma versão de produção em tempo curto”, explicou.

“Ouvimos muitas opiniões e esperamos poder ouvir outras nos próximos meses”, completou.

Segundo a fornecedora, a vantagem técnica de um pneu de 18 polegadas é uma lateral mais rígida do composto, que ajuda a manter a rigidez estrutural do equipamento, o que facilita a manutenção da pressão, já que há menos ar dentro do pneu.

O protótipo tem a mesma largura dos pneus de 13 polegadas (245 milímetros na parte dianteira e 325 milímetros na parte traseira), mas contam com diâmetro 30 milímetros maior. O peso é praticamente o mesmo, chegando no total a quatro quilos. EFE