Polícia isola centro de Copenhague em busca de autor de tiroteio em sinagoga

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2015 00h30

Copenhague, 15 fev (EFE).- A polícia da Dinamarca mantém o centro de Copenhague isolado enquanto faz buscas pelo autor de um tiroteio na madrugada deste domingo nas proximidades de uma sinagoga, no qual três pessoas ficaram feridas, uma delas com um disparo na cabeça.

A estação central de metrô e trem de Noerreport, uma das principais artérias da capital, foi evacuada pela polícia, enquanto um helicóptero sobrevoa o centro da cidade.

“No tiroteio, uma pessoa recebeu um tiro na cabeça e dois policiais foram alvejados no braço e na perna, respectivamente”, informou a polícia em comunicado, que procura um indivíduo que fugiu a pé do local, vestindo calças e sapatos pretos e uma jaqueta colorida.

A polícia afirmou que ainda é “cedo demais” para determinar se esse último incidente está relacionado com o episódio ocorrido horas antes, quando uma pessoa morreu e três policiais ficaram levemente feridos em um tiroteio em um centro cultural de Copenhague, onde acontecia um debate sobre blasfêmia e liberdade de expressão.

Esse episódio foi qualificado como um atentado terrorista pelas autoridades, que também elevaram o alerta máximo em Copenhague, mas não há confirmação se o alvo era o artista sueco Lars Vilks, presente na sala, assim como o embaixador da França na Dinamarca.

Vilks vive sob proteção policial devido às ameaças que recebeu de grupos islâmicos depois que retratou o profeta Maomé como um cachorro em uma caricatura de jornal em 2007.

A polícia está à procura de um indivíduo e divulgou três fotos captadas por uma câmera de segurança que mostram um homem de “traços árabes” com entre 25 e 30 anos, que estava com a parte inferior de seu rosto coberta por um lenço e portava uma arma automática.

No atentado, no qual foram disparados, segundo informações das testemunhas, entre 30 e 40 tiros, um civil de cerca de 40 anos morreu e três agentes sofreram ferimentos leves, dois deles membros do serviço de inteligência.

O carro utilizado na fuga foi encontrado a cerca de três quilômetros do centro cultural, mas não havia armas em seu interior. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.