Polícia prende manifestantes durante retirada de acampamentos em Hong Kong
Hong Kong, 11 dez (EFE).- Dezenas de manifestantes pró-democracia foram detidos nesta quinta-feira pela polícia de Hong Kong durante a retirada dos acampamentos montados nas regiões dos protestos, quando centenas de agentes deram fim a uma ocupação pacífica das ruas que durou mais de dois meses.
As detenções ocorreram quando alguns manifestantes se negaram a abandonar uma parte ocupada da rua. A essa altura, os policiais já tinham liberado a maior parte da zona dos protestos no distrito central de Admiralty. Embora tenham se negado a deixar as ruas, os detidos não reagiram à detenção.
O despejo forçou os manifestantes a se aglomerarem em um pequeno pedaço da Hartcourt Road, rua onde se concentrou a maior parte das barracas de campanha do movimento democrático.
Os ativistas que permaneciam no acampamento, dirigidos por Alex Chow, secretário da Federação de Estudantes de Hong Kong, gritavam “não temos medo”, “desobediência civil” e “democracia já”, seguidos pelos manifestantes, entre eles parlamentares, enquanto ocorriam as detenções. EFE
ifs/vnm
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.