PSDB sai forte e PT muito fraco nas eleições municipais

  • Por Jovem Pan
  • 31/10/2016 09h55
Brasília 27/07/2016- Senador Aécio Neves fala à imprensa após encontro com o presidente interino Michel Temer no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil) José Cruz/Agencia Brasil Aécio NEves - Ag Brasil

Em seu comentário desta segunda-feira (31), o comentarista político Jovem Pan em Brasília, Fernando Rodrigues, fez uma análise das consequências eleitorais das eleições municipais que tiveram segundo turno neste domingo.

Pelo que saiu das urnas nestas eleições o PSDB, com domínio sobre 23,9% do eleitorado, novo recorde, já teria uma senha para assumir o Palácio do Planalto em 2018? Não é bem assim.

Aécio Neves teve uma derrota doída em BH, seu berço político, não conseguindo emplacar o candidato João Leite, que perdeu para Alexandre Kalil. Aécio perdeu exatamente onde não poderia ficar fragilizado.

O PSDB, no entanto, saiu muito forte. A sigla conquistou 29 cidades nas 93 mais importantes do País. Nunca houve vitória tão grande.

Enquanto isso, o PT sai muito fraco e precisa mudar a direção da legenda. O Partido dos Trabalhadores virou um nanico dos grandes centros urbanos e foi expelido do antigo “cinturão vermelho” no ABC. Apesar da grande queda, o PT ainda tem força grande com muitos vereadores e prefeitos.

Ouça o comentário completo de Fernando Rodrigues aqui

Agenda

Michel Temer recebe no Palácio do Planalto o ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, eleito recentemente o novo secretário-geral da ONU.

Temer tamtém estreia na Voz do Brasil.

No Senado, Renan Calheiros recebe governadores de Estado que vêm a Brasília pedir dinheiro;

O STF tem sessão na quinta e julga ação da Rede que indaga se políticos que são réus na Justiça podem ocupar cargos que estão na sucessão da Presidência da República.

Renan deve se tornar réu em breve no Supremo.

A ação do PSDB contra a chapa Dilma/Temer de 2014 também avança com oitiva de novas testemunhas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.