Rio anuncia consórcio vencedor de licitação para plano de urbanismo

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 20h20

Rio de Janeiro, 8 set (EFE).- Um consórcio integrado pelas empresas Jaime Lerner Associados, Quanta Consultoria e Barcelona Regional venceu nesta terça-feira uma licitação para preparar o plano de desenvolvimento urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pelo governo estadual.

O consórcio que saiu vitorioso é liderado pelo arquiteto Jaime Lerner e conta com a agência responsável pelo planejamento estratégico da Região Metropolitana de Barcelona, na Espanha, de acordo com um comunicado oficial.

O grupo será responsável por preparar o plano estratégico de desenvolvimento urbano integrado do Grande Rio, composto por 21 municípios com uma população total de 12,8 milhões de pessoas.

As prioridades são a melhoria do saneamento básico, a universalização dos sistemas de águas e esgoto e a descontaminação da Baía de Guanabara. Além disso, o consórcio será encarregado de planejar a integração dos sistemas de transportes das 21 cidades, assim como da implantação de imóveis mais próximos aos locais de trabalho e de identificar novas oportunidades de negócios.

O plano de desenvolvimento urbano conta com um financiamento de US$ 3 milhões do Banco Mundial. EFE