Secretário pessoal do ex-presidente chinês Hu é investigado por corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 22/12/2014 14h27

Pequim, 22 dez (EFE).- Ling Jihua, antigo secretário pessoal do anterior presidente da China, Hu Jintao, será investigado por “graves violações de disciplina”, eufemismo que o regime comunista chinês aplica aos casos de corrupção, anunciou nesta segunda-feira a agência oficial “Xinhua”.

Ling, de 58 anos, foi diretor do Escritório Geral do Partido Comunista da China (PCCh), órgão que é responsável pelo protocolo e a assessoria do presidente da China, entre 2007 e 2012.

O político era uma figura influente para ascender a postos de alta responsabilidade, mas sua fama caiu foi por água abaixo em 2012, depois de seu filho morrer em um acidente de trânsito quando conduzia um Ferrari a grande velocidade, o que abriu o debate sobre o comportamento de muitos líderes comunistas e suas famílias.

A abertura de investigações contra ele, primeiro passo para um futuro julgamento, foi anunciado hoje em um breve comunicado pela Comissão Central de Inspeção e Disciplina, o órgão anticorrupção do PCCh.

Embora Ling tenha sido afastado das altas esferas em 2012, ainda mantinha vários cargos honoríficos.

Ele ocupa uma das 23 vice-presidências da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (órgão similar a um senado) e a chefia da Frente Unida, instituição que regula a relação do PCCh com outras formações políticas do país.

O político é o último de uma longa lista de atingidos na campanha anticorrupção lançada pelo governo do sucessor de Hu Jintao na presidência da China, Xi Jinping.

Nessa lista também figuram o antigo ministro da Segurança Pública, Zhou Yongkang, e o ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, Xu Caihou.

Em janeiro de 2013 a esposa de Ling, Gu Liping, abandonou repentinamente um posto de responsabilidade em uma fundação da Liga das Juventudes Comunistas, e em agosto as autoridades detiveram o irmão mais velho do político, Ling Zhengce, acusado de corrupção.

O mais novo dos irmãos, Ling Wancheng, que acaba de retornar à China dos EUA, também está sob investigação.

O acidente do filho de Ling foi uma grande polêmica na época, junto com o outro grande escândalo que afetou a sociedade chinesa, o assassinato de um empresário britânico por Gu Kailai, esposa do então poderoso líder comunista chinês Bo Xilai, agora em prisão por corrupção. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.