Tanques de combustível são incendiados em possível atentado no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2014 07h16

Cabul, 5 jul (EFE).- Pelo menos 400 tanques de combustível foram incendiados em Cabul, a capital do Afeganistão, em um incidente que é investigado pela polícia sob a suspeita de que se trate de um atentado a bomba, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte policial.

Os tanques incendiados estavam em um estacionamento de caminhões nos arredores da capital afegã, na área de Arghandi do distrito de Paghman. O fogo começou ontem à noite por volta das 22h30 locais (3h de Brasília de sábado), disse o porta-voz policial Hashmat Stanikzai.

No começo da manhã, os bombeiros ainda tentavam apagar as chamas. Apesar de a investigação ainda estar em curso, “há uma grande probabilidade que uma bomba magnética tenha sido detonada”, mas sem causar vítimas, garantiu Stanikzai.

Os caminhões-tanque pertencem a companhias privadas e parte do combustível seria destinado às forças de segurança, inclusive as tropas internacionais, segundo a imprensa local. Os meios atribuíram o incêndio a um ataque insurgente com lançamento de mísseis, mas o porta-voz afirmou que “são apenas rumores”.

O conflito no Afeganistão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos Estados Unidos, que propiciou a queda do regime talibã em 2001.

As tropas internacionais começaram em 2011 a se retirar gradualmente do Afeganistão e a transferir por fases a competência da segurança ao Exército e à polícia afegãos.

A força da Otan (Isaf) concluirá sua missão no Afeganistão no final deste ano, mas os EUA anunciaram que manterão cerca de 9,8 mil soldados no país até completar sua saída total no final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.